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Como manter uma dieta saudável: Proteínas

Precisamos de proteínas para desenvolver, construir e reparar todas as células em nosso organismo, por exemplo, desenvolver/recuperar músculos debilitados após lesão ou doença. Boas fontes de proteína (de origem animal) incluem carne, frango (se possível frango orgânico), peixes (preferir os peixes de pequeno porte como sardinhas), leite e laticínios e ovo caipira, e há também boas fontes de proteínas de origem vegetal como castanhas, amêndoas ou outras oleaginosas, além da família das leguminosas, como grão-de-bico, soja não transgênica, lentilhas, feijões diversos e ervilhas.

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Dica de Nutrição: Misturadinho de couve-flor (falso arroz)

Dica de Nutrição: Misturadinho de couve-flor (falso arroz)

Ingredientes:

1 couve-flor;

1 colher de sopa de azeite;

1 colher de sopa de salsinha picada;

1 colher de sopa de alho-poró;

Sal marinho, pimenta-do-reino, cúrcuma em pó ou páprica a gosto.

Modo de Preparo

Lave a couve-flor sob água corrente. Corte os talos separando-os em pequenos buquês. Em seguida, corte a parte mais grossa dos talos em cubinhos maiores e reserve os buquês.

Cozinhe os talos e buquês no vapor por cerca de 10 minutos ou até que fiquem macios e “ao dente”. Verifique o ponto de cozimento, espetando com um garfo. A seguir, retire a panela do fogo e se possível dê um choque com água e gelo na couve-flor já cozida.

Transfira a couve-flor para uma tábua e pique muito bem com uma faca afiada. Cuidado para não picar demais, pois pode virar purê. Reserve.

Coloque o azeite numa frigideira grande e leve ao fogo baixo para aquecer. Acrescente a couve-flor picada e refogue por cerca de 2 minutos com alho-poró. Tempere com sal marinho, cúrcuma em pó ou páprica, e a salsinha picada. Misture bem e desligue o fogo.

Sirva essa couve-flor como acompanhamento, no lugar do arroz.

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